Escolha uma Página

Capítulo 4: Pequenos gatos brasileiros

por

Imagine que você foi convocado para a seguinte aventura: passear por todo o Brasil para encontrar o menor felino do nosso país. Você embarca em uma longa viagem, passa por diversos estados e, no final, descobre que não há um vencedor para o posto de “menor felino nacional”… Na verdade, são duas espécies que merecem este título!

Pois é. Existem dois felinos que são considerados os menores do nosso país. Ambos também ocupam o segundo lugar entre os menores felinos das Américas! Para você ver que não basta ser campeão nacional, tem que estar entre os vencedores internacionais também.

Gato_do_mato_pequeno (1)

Os gatos-do-mato-pequenos são praticamente do tamanho de um gato doméstico: têm cerca de 49 centímetros de comprimento, sem contar a cauda.

Muito parecidos, lembram até onças-pintadas em miniatura, pois também têm o pêlo cheio de pintas. Mas, apesar da semelhança aparente, os gatos-do-mato-pequenos guardam uma diferença essencial entre si: pertencem a espécies distintas, geneticamente diferentes. Além disso, não vivem no mesmo local.

Uma espécie é encontrada no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina, em áreas abertas ou com vegetação densa.

Já a outra espécie de gato-do-mato-pequeno mora no Norte e no Nordeste do Brasil, na restinga, no cerrado e na Amazônia. Também é encontrada da Costa Rica ao Norte da Argentina. É chamada, popularmente, de gato-macambira, pintadinho e maracajaí.

As duas espécies de gatos-do-mato-pequenos ainda são pouco estudadas. Mas sabemos que se alimentam principalmente de roedores e abrem espaço no cardápio também para aves, pequenas serpentes, lagartos ou mesmo besouros, só que em menor quantidade.

Ameaçados de extinção, os gatos-do-mato-pequenos podem desaparecer, no futuro, da natureza. No passado, eram caçados para que sua bela pele fosse vendida. Hoje, enfrentam o desmatamento e a destruição dos locais em que vivem, um problema que atinge muitos outros animais, não só no nosso país, mas no mundo todo.

 

Podcast: gato-do-mato-pequeno